sábado, julho 15, 2006

fotos da conversa com Richard Zimler

sexta-feira, 14 de Julho, às 21:30h









... um grande autor, uma óptima conversa.

quinta-feira, julho 13, 2006

fotos da conversa com António Rafael Amaro

quarta-feira, 12 de Julho, às 22h



domingo, julho 09, 2006

lançamento na livraria do livro "À procura de Sana", com a presença do autor Richard Zimler, sex 14 07 2006 21h

O escritor americano Richard Zimler vai estar na Livraria para fazer a apresentação do seu último livro “À Procura de Sana” e falar da sua consagrada obra.

Richard Zimler nasceu em Roslyn Heights, Nova Iorque. Em 1990, mudou-se para Portugal, onde ensina jornalismo na Universidade do Porto. É autor de vários romances, incluindo os três livros que constituem uma série de romances históricos sobre a família Zarco de judeus portugueses, que podem ser lidos em qualquer sequência. “O Último Cabalista de Lisboa”, um dos mais conhecidos, foi apontado por alguns críticos ingleses como o Livro do Ano em 1998, tendo-se tornado num best-seller mundial. Os outros dois livros da série, “Meia-Noite ou O Princípio do Mundo” e “Goa ou o Guardião de Aurora” foram, também, grandes sucessos internacionais.




Em Fevereiro de 2000, Richard Zimler voltou à Austrália para participar no Encontro de Escritores de Perth. No dia da sua chegada, conheceu uma talentosa bailarina brasileira que lhe contou o muito que o seu romance O Último Cabalista de Lisboa tinha significado para ela. O trágico passo que ela daria no dia seguinte mudou para sempre a vida de Zimler, lançando-o numa intensa investigação de três anos sobre o passado daquela mulher. O escritor descobre então uma infância vivida à sombra do monte Carmelo na década de 1950, uma época de tolerância entre comunidades vizinhas de árabes e de judeus nos velhos bairros de Haifa. À medida que esta paz se vai fragilizando, duas raparigas - uma palestiniana, outra israelita - tecem entre si laços que as ligam para sempre. Zimler desvenda a história desta amizade extraordinária, que o conduz, através de uma rede de ilusões, crueldades e enganos, de Paris a Bolonha e à Palestina e finalmente ao 11 de Setembro de 2001, quando a tragédia que testemunhou em Perth se revela à luz do mais extremado contexto político.
Ao analisar a natureza da verdadeira amizade e a génese de um crime impensável, À Procura de Sana confunde magistralmente as fronteiras convencionais entre a realidade e ficção, numa teia de situações reais e romanescas que deixam o leitor suspenso do desfecho deste livro surpreendente e corajoso, que é sem dúvida um ponto alto na obra de Richard Zimler.

lançamento do livro "Economia e desenvolvimento na Beira Alta", qua 12 07 2006 21h

lançamento e apresentação do livro “Economia e Desenvolvimento na Beira Alta”, com a presença do autor Professor Doutor António Rafael Amaro.

“Uma das características estruturais do processo de desenvolvimento da sociedade portuguesa reside na heterogeneidade e na persistência das desigualdades económicas e sociais entre territórios. Cada região, sobretudo no último século, acabou por fazer o seu percurso com ritmos de desenvolvimento muito diferentes. A Beira Alta que este livro trata mostrou ser um exemplo quase perfeito para o estudo desta realidade. Aliás, a importância deste trabalho assenta precisamente nesta tentativa de caracterização do percurso de uma região, no contexto do lento processo de modernização do país, bem como no enfoque que procurámos dar ao modo como as elites locais e os diferentes poderes periféricos percepcionaram o (sub)desenvolvimento do território em que eram actores privilegiados no relacionamento com o poder central.”

António Rafael Amaro é doutorado em História Contemporânea pela Universidade de Coimbra. É professor na Universidade Católica Portuguesa, onde também desempenha as funções de Adjunto do Presidente do Centro Regional das Beiras da UCP.

Powered by Blogger

MBA Schools
Find MBA Schools and MBA Programs Online